Digitalizando via IrfanView + TWAIN

Podemos utilizar o equipamento multifuncional como um scanner de mesa, para isso utilizamos o drive TWAIN em conjunto com qualquer ferramenta de manipulação de imagens (Photoshop, Corel Photo Paint, Fireworks, etc). Nesse exemplo, vamos utilizar uma ferramenta gratuita, o IrfanView:
1. Primeiro, temos de fazer o download dos arquivos necessários, o driver TWAIN (que pode ser encontrado aqui) e o IrfanView (download aqui);

2. Feito o download proceda com a instalação padrão de ambos;

3. Uma vez instalado, execute o programa IrfanView através do atalho criado em Iniciar > Programas (ou Todos os Programas) > Irfanview > Irfanview 4.2.3:

4. Clique em File > Select TWAIN Source para definir o driver TWAIN que será utilizado, selecione o referente ao modelo do seu equipamento (geralmente o nome está no Type, nesse exemplo, nosso equipamento é uma MP 171 SPF, e o driver chama Type171) e clique em Selecionar. Essa configuração deverá ser feita apenas uma vez.

5. Para digitalizar (essa a função que sempre terá de ser realizada), pressione File > Acquire/Batch Scanning, po pressione CTRL+SHIFT+ A:

6. Para digitalizar apenas um documento, pressione Ok na janela de Setup. Será iniciada a janela do TWAIN; posicione o papel no vidro de exposição; marque Vidro de Exposição no Método de digitalização de Original (Mét. digit. Orig:); altere as configurações de acordo com o desejado e pressione Ler e aguarde a digitalização ser finalizada.

7. Depois de digitalizado, pressione o botão de Salvar Como (disquete azul), selecione um formato para salvar na opção Tipo, selecione um local e salve o documento digitalizado.

8. Para digitalizar vários documentos (eles devem ter o mesmo tamanho de papel, ex: A4); clique em File > Acquire/Batch Scanning; selecione a opção Multiple images; defina o nome para os arquivos em Output file name; selecione onde eles serão salvos em Destination directory; o formato em Save as e clique em Ok;

9. Será iniciado o Driver TWAIN; selecione ADF no Método de Digitalização de Originais (Mét. digit. Orig:); selecione o tamanho do documento em Form. original; insira os originais no alimentador automático de documentos e pressione Ler. Os documentos serão todos digitalizados e salvos automaticamente na pasta selecionada no passo 8.

Produzido por M5 Design